Olhar sobre a Vila
Ponte de Lima
Visitar Ponte de Lima é viajar no tempo, desde os primórdios da civilização humana à projeção do futuro numa perspetiva sustentável.
A sua antiguidade conferiu-lhe um caráter de singularidade no património que apresenta e nas lendas que protagoniza. Banhada pelo rio Lima, em tempos conhecido como o rio do esquecimento, a arquitetura medieval da ponte, as suas torres e o seu centro histórico constitui marcos de passagem obrigatória.
Atualmente é um dos principais destinos turísticos do Norte do país, pela sua vivacidade cultural e artística. São dezenas os festivais, feiras e certames de projeção nacional e internacional que têm lugar durante todo o ano na vila e que vão ao encontro das expetativas e dos desejos dos mais variados públicos.
A vila mais antiga de Portugal preserva as tradições do seu folclore, realizando semanalmente os feirões de domingo no Largo de Camões. É também neste dia que os artesãos têm oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho à comunidade em feiras mensais.
À animação está ainda aliada uma vertente de exposição da história e das potencialidades turísticas do concelho, através da rede museológica constituída pelo Museu do Brinquedo Português, o Museu dos Terceiros, o Centro de Interpretação e Promoção de Vinho Verde e o Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima.
Ponte de Lima usufrui de um património ambiental notável com que foi brindada elevando ao patamar máximo os níveis de qualidade de vida no concelho. A preocupação de preservação desta herança da natureza conduziu à reserva de espaços como a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos e permitiu a construção de jardins em vários pontos da vila, do qual se destacam os “Jardins do Arnado” e o Festival Internacional dos Jardins de Ponte de Lima, considerado em 2013 “Festival do Ano” pelo Garden Tourism Awards, no Canadá.
O convívio salutar com a beleza da vegetação prolonga-se pelas ecovias construídas para que todos os habitantes/forasteiros possam desfrutar de um passeio junto ao rio Lima.
E para todos são dirigidas as maravilhas gastronómicas que se confecionam na vila, das quais se destaca o bacalhau de cebolada e o mais recente prato típico da Europa: o Arroz de Sarrabulho. Tudo regado com o vinho verde de excelência que a região oferece, em concreto os de casta Loureiro e Vinhão.
Com um património arquitetónico digno de uma apreciação detalhada, rotas e percursos históricos devidamente sinalizados, miradouros que permitem apreciar paisagens únicas e inesquecíveis, não existem palavras para descrever o muito que podemos e queremos oferecer a todos quantos nos visitam.