Detalhes da Oportunidade

Curso de Formação Avançada em Gestão Hoteleira

 

 

 25-05-2017 Formação   Aberto


Descrição

Objetivos Gerais:
 Contribuir para a valorização dos profissionais do setor da hotelaria;
 Desenvolver competências científicas e técnicas no domínio da gestão hoteleira, fundamentais a um desempenho profissional eficiente, criativo e inovador;
 Dotar os formandos de competências, comportamentos e técnicas que lhes permitam gerir, de forma integrada, as atividades no domínio da gestão hoteleira e compreender melhor outras atividades do universo do turismo, com as quais se relacionam;
 Contribuir para o exercício de funções de gestão de operações, gestão financeira, gestão recursos humanos, comercialização dos produtos turísticos e dos serviços prestados pelas empresas hoteleiras;
 Contribuir para capacitar profissionais de outros sectores, nomeadamente da banca, seguros, imobiliária e TIC, com interesse em conhecer o funcionamento das empresas hoteleiras, para efeitos de avaliação de risco, financiamento, rendimento imobiliário ou soluções tecnológicas específicas para este negócio.

Saídas profissionais:
Consoante a dimensão, tipologia e filosofia de gestão das empresas hoteleiras, os diplomados em Gestão Hoteleira poderão desempenhar funções de chefia, assistente de direção dos diversos departamentos, nomeadamente nas áreas de alojamento, alimentação e bebidas, vendas e marketing, ou animação, mais especificamente:

• Diretor de Hotel;
• Gestão e administração de empresas/unidades hoteleiras nacionais ou internacionais;
• Gestão Hoteleira nas Áreas Financeira, Administrativa, Marketing e Comercial | Gestão de Recursos Humanos;

Permite, também a empregabilidade em empresas nas seguintes áreas:

• Restauração Pública e Coletiva;
• Produção e Realização de eventos;
• Assessoria e auditoria técnica em serviços turísticos, hoteleiro e restauração;
• Organizações de apoio à indústria turística (Informação, Animação e Operadores);
• Atividade docente e formação profissional.


Metodologia do curso:
Os métodos e técnicas aplicados à aprendizagem serão adequados ao público-alvo, privilegiando em especial os métodos ativos, casos práticos e exercícios práticos. A metodologia utilizada permitirá uma atualização de conhecimentos, bem como, a troca ativa de diferentes experiências.


Avaliação dos formandos:
A avaliação dos formandos será baseada na participação, na assiduidade, na motivação, nos exercícios e na generalidade dos trabalhos realizados.
O sistema de avaliação contempla uma avaliação contínua e uma avaliação final.
A avaliação contínua baseia-se no acompanhamento da aprendizagem dos formandos no plano dos saberes e dos comportamentos. A avaliação final tem por base a comparação dos resultados atingidos por cada formando com os objetivos da formação.

Avaliação da formação:
A avaliação da formação será feita mediante questionário que permite a recolha e tratamento dos resultados de formação, relativamente, à estrutura do programa, metodologia utilizada, desempenho dos formadores, modelo organizativo da ação, recursos técnicos, recursos humanos e recursos materiais.

Certificação da formação:
Os formandos que concluírem a formação com aproveitamento terão direito ao Certificado de Formação Profissional, de acordo com a legislação em vigor.

Requisito de participação:
- Ser titular de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
- Ser titular de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior.


Percurso formativo:
M1 – Gestão de Operações Hoteleiras (14h)
- Gestão operacional do Front Office e Serviço de Andares,
- Gestão do planning de quartos,
- Procedimentos de Check – In e Check – Out,
- Gestão da Manutenção Hoteleira.

M2 - Qualidade, Gestão Estratégica e Sustentabilidade (14h)
- Planeamento, Liderança e Estratégia,
- Gestão da Informação,
- Medição, Análise e Melhoria,
- Avaliação do Desempenho Organizacional.

M3 - Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Inovação (18h)
- A inovação como vantagem competitiva na hotelaria,
- Gestão de projetos inovadores,
- Empreendedorismo inovador,
- Novas tendências e práticas na gestão da indústria hoteleira.

M4 – Gestão de Recursos Humanos (18h)
- Fundamentos da Gestão de Recursos Humanos,
- Modelos e Estratégias da Gestão de Recursos Humanos,
- Integração, Manutenção e Desenvolvimento de Recursos Humanos
- Análise e Descrição de Funções
- Recrutamento, Seleção e Integração
- Formação e Desenvolvimento.

M5 – Técnicas de Organização de Eventos (18h)
- Conceção dos eventos,
- Planeamento estratégico:
- Planeamento de Marketing
- Planeamento logístico
- Organização de um Evento Final

M6 - Gestão Financeira e Controlo de Gestão (18h)
- A Análise Financeira e o processo de normalização contabilística,
- Instrumentos de Análise Financeira,
- Autorização, monitorização e controlo de custos
- Orçamentação e planeamento.

M7 - Segurança e Qualidade Alimentar na Restauração (9h)
- Noções e microbiologia e higiene,
- Conservação e armazenamento de géneros alimentares,
- Introdução à aplicação de APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo.

M8 - Legislação Hoteleira e Turística (9h)
- O Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos,
- Noções essenciais de Legislação Hoteleira.

M9 - Workshops temáticos | Evento Final (7h)

Calendarização/Cronograma
Outubro de 2017 a fevereiro de 2018 | 6ª feira - 19h00 - 22h00 e Sábados - 09h15 – 13h15


Investimento:
Inscrição: 50€ (pago no ato de inscrição)
6 mensalidades de 75€ (pago até o dia 8 de cada mês)

Contactos

Elisabete Araújo
911124398 |  elisabete.araujo@tresrs.pt