Arquivo de Notícia

Programa de Voluntariado Geração Z 2021 - Abertura de candidaturas

Encontram-se abertas as candidaturas para a apresentação, pelas entidades promotoras, de projetos de voluntariado da ação de longa duração – GERAÇÃO Z, no âmbito do Programa “Agora Nós”, regulamentado pela Portaria nº 242/2013 de 2 de agosto, para o ano 2021, e tendo em conta o seguinte:

As candidaturas deverão ser formalizadas na plataforma: https://programasjuventude.ipdj.gov.pt, com o mínimo de 20 dias de antecedência face à data de início, sendo que as atividades podem decorrer até 30 de novembro.

 

Destinatários:

  • Entidades privadas sem fins lucrativos;
  • Jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos.

As áreas de intervenção devem ser trabalhadas tendo em conta os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Áreas prioritárias

  • Sustentabilidade ambiental;
  • Direitos Humanos;
  • Igualdade de Género.

 

Lembramos, que nas atividades propostas precisam de ser seguidas as seguintes diretivas:

  •  Manter a segurança de todos/as os/as intervenientes de acordo com as regras emitidas pela Direção-Geral da Saúde;
  • Desenhar tarefas passiveis de ser realizadas a partir do domicílio dos voluntários (isto não implica que as tarefas desenhadas têm de ser obrigatoriamente realizadas a partir de casa, mas sim que, facilmente, será possível adaptá-las a este requisito, face ao facto de, como temos experienciado, poder a qualquer momento, existir necessidade de confinamento).
  • Até 20 dias, após encerramento do(s) projeto(s), as entidades organizadoras devem apresentar relatório, com dados físicos e dados financeiros.

 

Financiamento:

O valor da bolsa diária a atribuir ao(s) voluntários é de 12 euros para fazerem face às despesas de participação, calculado com base no n.º de voluntários e n.º de dias de atividade, estando prevista uma verba para a Gestão do projeto atribuída em função do nº total de voluntários a envolver, sendo que o cálculo das subvenções é realizado pela Plataforma informática de forma automática.

O pagamento dos valores de ressarcimento aos voluntários, deve ser realizado pelas entidades organizadoras, quinzenalmente, preferencialmente, por transferência bancária.

 

Apresentação de candidaturas já se encontra disponível, e os projetos podem manter-se ativos até 30 de novembro.

 

Para aceder à plataforma de candidatura, as entidades, que ainda não o fizeram, deverão  registar-se previamente na BDU - Base de Dados Única do IPDJ, IP em  https://bdu.ipdj.gov.pt/.

 

Em anexo segue um Manual de apoio cuja leitura recomendamos.

 

Para mais informações, poderão contactar  os serviços desconcentrados do IPDJ, I.P., da respetiva área geográfica.