Arquivo de Notícia

Empresa Instalada em Ponte de Lima Inaugura Centro de Engenharia

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes foi um dos convidados do Grupo ZF TRW para assistir à inauguração do novo Cento de Investigação e Desenvolvimento do Grupo ZF TRW.

O novo Centro de Investigação e Desenvolvimento está instalado junto à fábrica que o Grupo detém, no Pólo Industrial e Empresarial da Gemieira, dedicada a componentes de automóveis. Comparticipado ao abrigo do programa Portugal 2020, em cerca de quatro milhões de euros, o investimento total deste novo Centro de Engenharia ascende aos cinco milhões de euros.

Este novo Centro de Engenharia dedica-se à investigação dos materiais para "airbag", incluindo a produção do "airbag" na fábrica existente no Pólo Industrial e Empresarial da Gemieira.

Considerou o autarca limiano, que "sendo esta empresa o maior empregador e exportador da região, este Centro de Engenharia será com certeza um exportador de conhecimento para todo o mundo."

Convidado de honra para presidir à inauguração deste novo Centro de Engenharia de Portugal, o Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira, revelou que "este é um bom exemplo que o Grupo ZF está a dinamizar em Ponte de Lima". O governante salientou ainda três fatores essenciais que justificam o sucesso deste projeto, nomeadamente, na aposta em recursos humanos provenientes da Universidade do Minho "É um bom exemplo de como deve ser catalisado esse tipo de relacionamento, entre empresas e universidades"; na localização estratégica, e no fator empreendedor dos portugueses, "que trazem inovação à produção nacional e que nos dá capacidade para competir num mundo cada vez mais globalizado", disse o Secretário de Estado Adjunto e do Comércio.

De acordo com o Administrador do Centro de Engenharia desta multinacional alemã, "o novo Centro de Ponte de Lima emprega cerca de 65 técnicos altamente qualificados. Vamos recrutar mais 30 colaboradores, entre eles, mais engenheiros e pessoal especializado. Em breve contamos atingir 130 a 135 colaboradores no Centro de Engenharia de Ponte de Lima". De referir que as duas unidades de produção em Ponte de Lima empregam 1020 colaboradores, faturando 185 milhões de euros em 2015.

Os componentes produzidos em Ponte de Lima destinam-se, entre outros, aos mercados nacional, China, Polónia, México e EUA.