Arquivo de Notícia

Ação de voluntariado jovem “Namorar Com Fair Play” - 2021

Desde 2012 que o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. desenvolve um projeto de voluntariado jovem para prevenir a violência no namoro, presente no Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação e identificado nas prioridades do Plano Nacional para a Juventude.

A prevalência de diversas formas de violência nas relações de namoro, bem como o não reconhecimento destes comportamentos como abusivos, revelam que, independentemente do contexto geográfico, é fundamental continuar a trabalhar a consciencialização sobre esta problemática social junto dos jovens.

A ação “Namorar Com Fair Play – 2021”, é uma ação voluntariado de longa duração integrada no Programa Agora Nós, com o objetivo de:

  • Promover o direito à igualdade e inclusão social de todos/as os/as jovens, combatendo a exclusão social de todas as formas de desigualdade e discriminação;
  • Prevenir a vitimização de jovens e a violência com base nas desigualdades de género;
  • Combater a violência no namoro;
  • Sensibilizar os jovens para a igualdade de género como parte integrante dos Direitos Humanos;
  • Sensibilizar os jovens para a identidade de género;
  • Eliminar estereótipos de género promovendo uma cultura de não-violência;
  • Promover a cidadania participativa.

Assim, O IPDJ, como entidade promotora, através dos Jovens Voluntários, pretende proporcionar o desenvolvimento de ações em Escolas, do ensino básico (3ª ciclo), secundário e universitário, em meio associativo, em autarquias ou no âmbito de outros programas desenvolvidos ou subvencionados pelo IPDJ, que promovam os objetivos acima elencados.

Os/as jovens voluntários/as deverão ter idade compreendida entre os 16 e os 30 anos, e serão ressarcidos/as de despesas no valor de 12,00 euros/dia, executando as tarefas com uma duração diária de 5 horas.

Os/as voluntários/as tem ainda direito à participação numa ação de formação especifica, cujo objetivo é dotar os jovens de conhecimentos e competências que lhes permitam realizar as suas tarefas com autonomia, e aborda conteúdos ligados à “Violência no Namoro”, a ser ministrada por entidade certificada, com a duração de 14 horas, em data a divulgar oportunamente.

Para participar na iniciativa, os jovens devem efetuar a inscrição online na plataforma dos programas, em: https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/

Para mais informações, poderão contactar os Serviços do IPDJ em cada região.